Castração evita Piometra, Infecção Uterina


Somente a castração evita Piometra, infecção uterina que pode levar cadelas e gatas à morte. Vários tipos de câncer também são evitados com a castração. Mais frequente em cadelas, a Piometra também pode se manifestar em gatas, como também em outras espécies de animais.

Dores abdominais e genitália inchada são os principais sintomas. Falta de apetite, prostração e febre também são características da doença. A Piometra se manifesta um ou dois meses após o cio, quando os níveis de progesterona elevados preparam o útero para a gravidez. Quando ela não acontece formam-se quistos que favorecem a instalação do quadro infeccioso de extrema gravidade.

castração evita a piometra

A Piometra aberta apresenta corrimento vaginal cor de sangue ou esbranquiçado, sempre com cheiro desagradável. A piometra fechada, bem mais grave, não apresenta esses sintomas e pode levar a um quadro de infecção generalizada, levando o animal à morte. Se com as cadelas os sintomas são mais evidentes, com as gatas acontece o contrário. Quando a Piometra é descoberta já está em estado avançado.

As fêmeas devem ser castradas antes do primeiro cio, aos seis meses de vida. A retirada do útero evitará, alem da Piometra, vários tipos de câncer, como os de mama e ovário.

Métodos abortivos e anticoncepcionais, ricos em estrogênio e progesterona, favorecem o aparecimento da Piometra. Nunca utilize em seus animais. Castrar é o único caminho seguro e eficaz.

O acasalamento também não evita a Piometra, já que a produção de hormônios continua ativa.

Castração evita Piometra

O tratamento é cirúrgico, com rápida recuperação das fêmeas. Basta manter o curativo limpo e seguir as orientações do veterinário, que deverá prescrever antibiótico e anti-inflamatório. Em duas semanas os pontos serão removidos e uma nova vida terá início, sem risco de gravidez e doenças.

Castrar é um ato de amor!

 
242 views

One comment on “Castração evita Piometra, Infecção Uterina

  1. Pingback: Quem é a favor da eutanásia? - Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.