Carrapatos Podem Matar


Recentemente perdi uma cachorrinha, a Pipoca, com suspeita de ter contraído a doença do carrapato (rhipicephalus sanguineus). Por mais que cuidemos da higiene e saúde dos animais, pode acontecer uma contaminação em momento de descuido.  Alguns dias que me ausentei foram suficientes para a infestação. Ao retornar, pulverizei a casa com carrapaticida, mediquei os animais, mas a Pipoca já devia estar contaminada. A demora no diagnóstico pode ter contribuído para que o antibiótico não fizesse mais efeito. Isso aconteceu porque os sintomas mais comuns, como a apatia e falta de apetite, não estavam presentes. Pipoca sempre gostou de comer e só perdeu o apetite no dia em que morreu. Seus exames de sangue mostravam uma anemia (Hemácias 3.46). O baço estava dilatado, conforme mostrado no ultrassom.  Aprendi que a prevenção é necessária. Os carrapatos podem matar.

Carrapatos podem matar

A doença do carrapato pode se manifestar de dois modos, a erlichiose (ou erliquiose) e a babesiose. A babesiose age sobre os glóbulos vermelhos, enquanto a erlichiose ataca os glóbulos brancos do sangue.

É importante estar sempre alerta, observando os menores sintomas de que algo não vai bem. A prevenção é a melhor maneira de evitar a doença. Banhos com carrapaticidas e remédios específicos são indicados para evitar os carrapatos. Converse com o veterinário e não use qualquer produto por conta própria, principalmente se não for específico para uso veterinário.

Pipoca, possível vítima da doença do carrapato. Carrapatos podem matar.

Pipoca, possível vítima da doença do carrapato

 
796 views

2 comments on “Carrapatos Podem Matar

  1. Pingback: Dicas do Dr. Bactéria para quem tem cachorro | Tudo Sobre Bichinhos

  2. Pingback: Estamos na época dos carrapatos | Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.