Carne com Vegetais para Cães e Gatos


Por que servir carne com vegetais para cães e gatos? Gosto de variar o alimento que sirvo para meus bichinhos. Sei que a ração seca Super Premium é o melhor alimento, indicado pela maioria dos veterinários, fornecendo uma dieta equilibrada. Para quem não dispõe de tempo é a melhor opção. Particularmente, gosto de preparar o alimento dos meus companheiros de jornada. Durante algum tempo servi um prato delicioso feito com carne moída quase sem gordura (patinho), arroz parboilizado e cenoura ralada. Apesar da beleza do prato, esta refeição não fornece todos os nutrientes que cães e gatos necessitam. Assim, optei por manter a ração Super Premium em uma das refeições e oferecer um alimento caseiro mais completo, preparado à base de carne com vegetais. Legumes e folhas são transformados em um purê depois de cozidos e misturados à carne moída.

Carne com vegetais

Surgiu um novo problema: quais legumes são benéficos, quais atuam como venenos e devem ser evitados? E as folhas? Alguma restrição? E as quantidades? Começo a achar que os Vets têm razão ao recomendar a ração seca.

Após pesquisar na internet, principalmente no portal “Tudo Sobre Cachorros”, da bem informada Halina Medina, fiz uma listinha dos vegetais permitidos e proibidos para cães e gatos. Levo sempre comigo quando vou ao mercado e escolho, dentre os permitidos, os que estejam com melhor aspecto e preço. Quando quero uma opção de cardápio mais específica vou ao site Cachorro Verde, que oferece várias dietas para cães  e dietas para gatos. A Dra. Sylvia Angélico é especialista em alimentação natural.

A escolha dos ingredientes no preparo de carne com vegetais

Alimentos proibidos

  • Folhas e caules de plantas (ex. folhas da cenoura).
  • Pimenta
  • Tomate verde
  • Brotos de batata
  • Cebola
  • Alho (algumas pessoas dizem que pequenas quantidades não fazem mal, mas prefiro evitar)
  • Batata crua

Escolha três ou quatro vegetais permitidos

  • Abobrinha
  • Abóbora
  • Batata doce
  • Brócolis
  • Cenoura
  • Chuchú
  • Inhame
  • Couve-flor
  • Couve

e muitos outros (consulte os sites relacionados acima)

Se não puder se dedicar integralmente aos seus pets, não ofereça somente a comida caseira. Isso criaria uma obrigação permanente, já que os bichinhos nunca mais iriam ingerir a ração seca. Prefira alternar ou misturar os dois tipos de alimento. Eles ficam felizes e, ao que parece, bem alimentados.

Para encerrar, uma dica importante:

A saúde do organismo depende diretamente dos nutrientes essenciais ingeridos, que estão divididos em seis grupos: água, proteínas (aminoácidos), carboidratos, lipídios, minerais e vitaminas. Qualquer alteração nesse equilíbrio pode predispor o aparecimento de doenças.

Para cães e gatos alimentados com dietas caseiras, a suplementação deve ser realizada principalmente com cálcio, outros minerais, vitaminas, ácidos graxos e aminoácidos, mas lembre que a orientação médica veterinária é fundamental.

Dra. Leticia Piccoli – CRMV-RJ 10.105

O Cãopeão Espaçopet

Gostou? Comente, compartilhe!

 
530 views

2 comments on “Carne com Vegetais para Cães e Gatos

  1. Cara se não tiver fígado, míudos, meaty bones etc é perda de tempo fazer alimentação natural. pra ser bom precisa ser bem feito, misturar os dois não compensa.

    aqui quando um cão precisa de um up eu calculo 10g de fígado por kg, uma couve, uma beterraba, uma cenourae arroz pra dar saciedade. resultado é fantástico. no intervalo entre as refeições têm carcaças, pescoços de frango e osso de boi pra roer.

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    Xará, obrigado pelos seus comentários. De fato, a gente vai mudando os conceitos, aprimorando, evoluindo. Hoje servi arroz com cenoura e carne moída, além de moela e peito de frango bem picadinho. Minha meta é substituir tudo isso por ração seca. É mais prático e alimenta bem, desde que seja uma ração de qualidade. Me indicaram Naturalis raças pequenas. Vou fazer uma experiência e tentar substituir como você explicou em um comentário. Comente sempre.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.