Cães e Gatos Devem ser Vacinados Anualmente


clipart2

É muito importante vacinar seus animais de estimação anualmente, mesmo que tenham pouco ou nenhum contato com outros animais. Muitas doenças são trazidas para dentro de casa por sapatos aparentemente limpos, mas que foram contaminados no ambiente externo.

Cães

Além da vacina contra a raiva, deve ser aplicada a vacina óctupla ou a déctupla. A diferença entre uma e outra não significa proteção contra 8 ou 10 doenças. Na verdade, a V8 e a V10, como polivalente/múltipla/combinada, protegem contra 7 doenças:

cães e gatos devem ser vacinados anualmente

(*) A vacina V8 imuniza contra 2 cepas de leptospira: Leptospira canicola e Leptospira icterohaemorrhagiae.

A vacina V10 imuniza contra 4 cepas de leptospira: Leptospira canicola, Leptospira grippotyphosa, Leptospira icterohaemorrhagiae e Leptospira pomona.

A imunização contra leptospirose dura apenas 6 meses. Então, havendo risco muito grande de contaminação, é necessário revacinar contra a doença após seis meses.

Cães e gatos devem ser vacinados anualmente

Costumo adquirir vacinas importadas para meus cães. Como são muitos, o veterinário vem até a minha casa, sem que eu precise me deslocar com os animais até a clínica.

Observo que todas as vacinas estão acondicionadas em uma caixa de isopor com gelo, para manter a temperatura adequada. As vacinas devem ser mantidas em geladeira, na temperatura correta, para manter a eficácia do produto. Muitos não levam isso tão a sério e acabam deixando os animais desprotegidos.

A caderneta de vacinação deve ser mantida atualizada. Quem vive com animais em apartamentos pode ser obrigado a apresentá-la ao Síndico quando solicitado.

Sobre as vacinas que devem ser aplicadas nos gatos, falaremos em outro artigo.

Não esqueça: cães e gatos devem ser vacinados anualmente

É importante não perder as datas para que nossos bichinhos não fiquem desprotegidos. O filhote não deve sair à rua ou ter contato com outros animais antes de receber as primeiras vacinas. Mesmo vacinado, não permita o contato com animais doentes.

Muita gente reclama que seu cãozinho, mesmo vacinado, ficou doente. Conheço casos de cães que foram vítimas de doenças contra as quais a V8 ou V10 seria eficaz. O que teria havido?

Não basta dar uma dose inicial da vacina. São necessárias as doses de reforço, assim como a vacinação anual.  É importante vacinar em uma clínica veterinária, que mantenha as vacinas em geladeira, na temperatura adequada, entre 2 e 8 graus. Não adianta comprar a vacina na Agropecuária, levar para casa na temperatura ambiente, e aplicar a vacina por conta própria. A procedência da vacina também é muito importante.

Leia também: A vacinação anual de cães e gatos é (realmente) necessária?

 
2.279 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.