Alguns Cachorros têm Medo de Fogos


Alguns cachorros têm medo de fogos. Outros, nem ligam; se estiverem dormindo, continuarão dormindo. Os que têm medo se esconderão debaixo da cama ou em algum lugar onde se sintam protegidos.

Pensei que a reação fosse por causa do volume dos estampidos. Cães têm ouvidos muito sensíveis. Mas não é bem assim que as coisas acontecem. Quando cachorros têm medo de fogos, o volume não importa. Minha cachorrinha, a Mel, fica apavorada quando ouve um estampido, mesmo quando quase não é percebido, tal a distância em que ocorreu. Um simples estalinho pode colocá-la em fuga. Quando isso acontece ela procura se esconder e ficará bastante tempo muito assustada, sem dar o ar da graça. O Nick, cão da raça Pinscher, continua sua vida normal, mesmo que o estampido aconteça nas vizinhanças. Herança genética?

Mel - alguns cachorros têm medo de fogos.

Especialistas dizem que, independente das causas, os cachorros são bastante afetados pelo medo e devem ser tratados. Casos graves, em épocas de fim de ano ou partidas de futebol importantes, podem requerer o uso de medicamentos que os tranquilizem. O Veterinário deve ser consultado para prescrever o medicamento que seja mais indicado.

Há quem prefira ir acostumando o cachorro ao ruído, para que ele perceba que seus medos são infundados. Gravações com queima de fogos podem ajudar no tratamento. Acostume-o a ouvir a gravação em baixo volume. Aos poucos vá aumentando. Faça isso diariamente, algumas vezes durante o dia. Procure demonstrar indiferença, sem paparico.

Como o que importa é a qualidade do som, não o seu volume, procure reduzir os sons externos, fechando as janelas. Uma música suave, mesmo em volume um pouco alto, pode disfarçar o barulho das bombas.

No YouTube há muitos vídeos com queima de fogos. Este é um deles. Além dos estampidos, há assovios, que também assustam bastante. Experimente este, ou pesquise e encontre outros.

Há quatro anos Luisa Mell fez um vídeo sobre o assunto. Continua muito atual. Assista:

 
618 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.