Cachorros Podem Nadar na Piscina? Crianças e Cachorro na Piscina


O verão se aproxima e surge a pergunta: devemos deixar o cachorro de estimação nadar na piscina? Ele adora água, mas será que faz  mal?

A primeira dúvida é: faz mal a quem? Ao cachorro ou aos humanos que também frequentam a piscina?

A questão é controversa e não encontrei na internet argumentos que justificassem satisfatoriamente a proibição. Tanto os humanos quanto os cães poderiam de alguma forma, ser prejudicados. O cloro é nocivo a ambos e os cachorros podem ser mais sensíveis aos seus efeitos. A água, entrando nos ouvidos dos cães, pode causar otites. Os humanos não experimentariam nada diferente do que já acontece ao compartilhar o ambiente com outros seres humanos. Cachorros não costumam urinar dentro d’água. Já os humanos…

Micoses e infecções bacterianas são causadas por piscinas não tratadas convenientemente, não pelos animais que as frequentam. Claro que, assim como acontece conosco, deve ser feito um exame médico para liberar o banho. Cães com sarna ou qualquer outra doença de pele, feridas ou secreções, não devem ter o acesso liberado. Questão de bom senso. O animal deve estar limpo, com vacinas em dia, vermifugado, em plena saúde.

Liberado: cães podem nadar na piscina!

Sérgio, fugindo do calor, adora nadar na piscina.Liberado o banho, não jogue seu cachorrinho dentro d’água. Isso poderá criar traumas e deixá-lo com pavor de piscinas. Por um lado é bom, mas não é isso que queremos.

Sempre o observe. Trate-o como se fosse uma criança, sempre com supervisão. Mesmo que ele saiba nadar na piscina muito bem, pode sentir câimbras ou cansaço, com risco de se afogar. A escada deve ser de fácil acesso para ele, permitindo a saída da água com facilidade, sem precisar de ajuda externa.

Após o banho, Sérgio (o cão da foto) deverá tomar um banho com shampoo canino para retirar o cloro.

É importante acompanhar a diversão do seu cachorro. Algumas raças de focinho curto, cabeça pesada, pernas curtas, não conseguem nadar e correm risco de afogamento. Para estes, que tal uma piscininha infantil, daquelas de mil litros que você pode armar nas proximidades? É uma ideia.

Vencido o preconceito, aproveite a diversão, curta o sol, beba uma  cerveja (só não pode oferecer ao cãozinho).

Se a sua piscina for de PVC, tome cuidado com as unhas do cachorro. Se ele tentar sair da água, adeus piscina. Quanto aos gatos, eles não vão se aproximar da piscina, a não ser para afiar as unhas.  Cuidado com eles, pois vão querer provocá-lo!

 
11.493 views

One comment on “Cachorros Podem Nadar na Piscina? Crianças e Cachorro na Piscina

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.