Bicho-da-seda é Fonte de Renda para Muitas Famílias


Usar camisas de seda pura era o sonho de qualquer rapaz da geração passada. As camisas de manga comprida, com seu brilho e maciez, faziam sucesso nas festinhas de fim de semana, os chamados sorvetes dançantes. Cheguei a ter duas, sem imaginar que aquele tecido geladinho era produzido pela larva da mariposa Bombyx mori, conhecida por BICHO-DA-SEDA. Mais feliz fiquei quando aprendi que o bicho-da-seda é fonte de renda para muitas famílias. Como toda alegria tem seu lado triste, o bicho-da-seda vive para produzir o fio e em seguida é morto para não estragar o casulo. Seus restos mortais irão se transformar em ração de peixe, iscas ou petiscos em países orientais.

bicho-da-seda é fonte de renda para muitas famílias

Nativo do norte da China, o Bicho-da-seda é conhecido há mais de três mil anos. A larva alimenta-se exclusivamente de folhas da amoreira e vivem pouco tempo, apenas um mês como lagarta. Quando chega o momento da mudança, em que a larva deveria se transformar em mariposa, esta cria um casulo onde se dará a metamorfose. É neste momento que começa a segregar um fio, que dará origem à seda que conhecemos. Infelizmente haverá o sacrifício da crisálida antes do fim do processo para preservar a integridade do fio. Em apenas três dias cada lagarta produz um fio único de seda com mais de um quilômetro de extensão. Antes de completar a metamorfose a crisálida é morta por desidratação (calor). Em seguida o casulo é fervido em água para ser desfeito e o fio enrolado para aproveitamento industrial.

Quase toda a seda produzida no Brasil é exportada. Apenas 4% de toda a produção é aproveitada por nossas indústrias. A maior parte é vendida a tecelagens do exterior.  A sericicultura é uma excelente opção para a geração de renda nas propriedades familiares que fiquem próximas a tecelagens de seda.

Para quem pensa em se aventurar na produção da seda:

UOL: Veja como acontece…

Globo Rural: Produção de casulos formados pela lagarta da espécie Bombyx mori é opção de renda em propriedades familiares próximas a tecelagens de seda. 

Bicho-da-seda é fonte de renda para muitas famílias como esta:

 
492 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.