Benefícios da Vitamina D para a Saúde Animal


Os animais precisam da Vitamina D (D3 – Colecalciferol) para sobreviver. Quando se fala em animais, o homem também faz parte do reino animal. Todas as vitaminas têm papel importante na nossa saúde, mas a vitamina D tem características próprias. É a única vitamina que é fornecida gratuitamente, nós mesmos a fabricamos, mas precisa de uma ajudinha do Sol. Como as indústrias farmacêuticas não podem vender a luz solar, pouco se fala sobre os benefícios da Vitamina D.

Quais os benefícios da Vitamina D

Você reparou como seu estado de espírito muda após passar uma manhã na praia em dia de sol? E como parecemos mais felizes no verão? Parece que tudo se torna radiante. A vitamina D acaba com a depressão, osteoporose, câncer de próstata, raquitismo e muitas outras doenças. Mas dizem que sol causa câncer de pele. Devemos nos proteger da luz solar. Você também pensa assim?

Mel ao sol aproveitando os benefícios da vitamina D

Falo sobre seres humanos e animais em geral. Todos precisam do sol. A boa radiação solar, aquela das primeiras horas da manhã, repletas de raios ultravioletas, não faz mal a ninguém, muito pelo contrário. Ela traz vida e saúde. O que provoca câncer de pele é o sol a pino, em peles não habituadas à exposição solar. Não adianta passar a semana sem se expor ao sol e no domingo acordar ao meio dia para ir à praia ou piscina. Isso provoca câncer de pele. A exposição precisa ser diária e moderada, nos horários corretos, como fazem os animais. Frequência e moderação são as palavras de ordem. Sol até 10 horas da manhã, no máximo, só faz bem.

Se você tem um animalzinho de estimação, é importante levá-lo todas as manhãs para pegar sol. Não adianta colocá-lo na varanda envidraçada, pois o vidro impede que os raios ultravioletas atuem corretamente.  Outro ponto importante: não use protetor ou bloqueador solar. De que adianta ir ao sol e bloquear seus benefícios? Em vez de usar bloqueador, não se exponha ao sol apenas em um ou dois dias na semana e em horários impróprios.

Observe o comportamento dos animais. Os pássaros ficam felizes nas primeiras horas da manhã. Passam horas nos fios da rede elétrica, abrem as asinhas, viram-e para o sol. Cães e gatos deitam no quintal e se alimentam daquela energia transformadora. Os bichinhos conhecem a natureza e instintivamente, utilizam os benefícios da vitamina D para a saúde.

Na juventude, morando no Leblon, costumava ir à praia bem cedinho e retornava para casa justamente no horário em que meus amigos estavam chegando, lá pelas 10 ou 11 horas. No final da tarde voltava para a praia, quando praticava um esporte, fazia uma caminhada pela areia, molhando os pés na beira do mar, ou pescava tainhas e pampos, com tarrafa ou caniço. Nunca usei protetor solar. Não bebo refrigerantes, prefiro alimentos naturais (nada de enlatados ou embutidos), não como carne vermelha e bebo diariamente mais de 3 litros de água natural, alcalina, filtrada em filtro de barro.  Uso e abuso do alho e do limão. Esse é o meu estilo de vida.

Nada substitui a orientação do seu médico. Ouça-o e siga suas recomendações.

Fonte de consulta: Vitamina D – Brasil

 
997 views

2 comments on “Benefícios da Vitamina D para a Saúde Animal

  1. Obrigado pelo artigo, muito esclarecedor, infelizmente o lobby farmacêutico trabalho em alta rotação para desacreditar a vitamina d como tratamento, uma vez que não é lucrativa.
    gostaria de indicar este outro post, baseado em um artigo publicado em revista médica: “Quanto de Suplementação de Vitamina D é Preciso para se Atingir o Nível Ideal?”:
    http://www.noticiasnaturais.com/2014/08/quanto-de-suplementacao-de-vitamina-d-e-preciso-para-se-atingir-o-nivel-ideal/

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    @Notícias Naturais, Excelente. Obrigado pelo comentário. Infelizmente as pessoas consideram o Sol um inimigo da saúde, quando é exatamente o contrário.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.