Batata Esverdeada faz Mal


Você já comprou batata esverdeada? Pois saiba que a batata esverdeada faz mal e pode até matar.

A batata é um alimento considerado saudável para humanos e cachorros. É rica em vitaminas do complexo B e vitamina C. Contém fósforo, ferro, potássio e cálcio.  No entanto, alguns sinais devem ser observados antes de consumir. Já dissemos que a diferença entre o remédio e o veneno está na dosagem da substância ativa. O mesmo se aplica aos alimentos, não apenas na dosagem, mas na qualidade do produto.

A natureza é sábia e as batatas produzem solanina, uma substância altamente tóxica que as protege dos insetos. Até aí, tudo bem. A maior parte da substância está nas folhas e caule, mas um pouco de solanina está na própria batata, principalmente na casca.

Os riscos da batata esverdeada

batata esverdeada faz mal

A batata esverdeada mostra que a batata produziu clorofila depois de colhida. A temperatura da geladeira e a escuridão do ambiente, favorecem esta transformação. A clorofila é produzida associada à produção de solanina. Então, consumir batatas nestas condições pode fazer mal ao organismo, tanto humano quanto de animais.

Problemas gastrointestinais e neurológicos, tais como náusea, vômito, cólicas, e muitos outros, são causados pelo consumo de batata esverdeada. E não precisa comer demais. Vejamos o que diz o site Alimentação Segura a esse respeito:

“A ingestão de elevada quantidade de batatas verdes pode causar sintomas gastrointestinais e/ou neurológicos, tais como: náusea, vomito, cólicas estomacais, diarreia, azia, hipotermia, respiração mais lenta e batimentos cardíacos mais lentos, pupilas dilatadas, febre, alterações na visão, dores de cabeça, tonturas e alucinações, paralisia, choque. Exemplo de consumo elevado: uma pessoa de 45 kg precisaria consumir 450 gramas de batatas verdes para sentir os sintomas do envenenamento por solanina. Ingestão acima de 3 a 6 mg por quilo de peso pode ser fatal.” 

Ficou preocupado com os efeitos da batata esverdeada? Eu também. Imagine o que poderia acontecer com um cachorro, bem mais leve e frágil do que nós, seres humanos. Fique atento!

 

 
310 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.