Banho no Gato é Necessário?


Recentemente adotei um gatinho que vivia nas ruas. Convivendo com cachorros, sem qualquer experiência com gatos, fiquei em dúvida sobre dar banho no gato. Conversei com minha filha, que tem dois gatos em casa, e fiquei sabendo que não preciso dar banho no gato. Ela nunca deu banho nos seus.

Achei que o gatinho estava sujo,  pois passava o dia se lambendo. Depois, fiquei sabendo que isso é normal. Todos os gatos normais fazem isso. Sua língua áspera consegue remover toda a sujeira, eliminar o mau cheiro, retirar pelos mortos e até pulgas e outros parasitas. Quando a mamãe gata tem filhotinhos o local permanece sempre limpo. A gata cuida pessoalmente da limpeza do ambiente e dos filhotes, que fazem suas necessidades ali mesmo. Com a língua ela faz desaparecer qualquer vestígio de fezes. Mais tarde, quando crescidos, os gatinhos passarão a fazer as necessidades no solo, se vivem em locais abertos, ou na caixa de areia, quando em apartamentos. Sempre enterram seus dejetos, um hábito ancestral para afastar evitar que o cheiro atraia predadores.  Costumam dizer, acredito que seja uma brincadeira, que os gatos enterram as suas fezes porque o cheiro é tão ruim que nem eles mesmos aguentam.

Não é necessário dar banho no gato

Você costuma dar banho no gato?

Gatos gostam de cuidar pessoalmente da sua higiene. Embora soltem pelos, você não precisa escová-los, muito menos banhá-los, a menos que eles gostem (geralmente não). O ritual do banho no gato começa com a aplicação de saliva na pata dianteira. Em seguida, esta será esfregada no nariz e na orelha, limpando toda a cabeça. Depois será a vez do corpo, que será limpo diretamente com a língua. Os gatos passam horas tomando esse tipo de banho e sentem muito prazer em se limpar. Então, esqueça a obrigação de dar banho no gato.

Tenho muitos amigos que convivem com gatos dentro de casa e até dividem a cama com eles. Todos elogiam a limpeza dos felinos e falam da não necessidade dos banhos convencionais, com água e sabão.

Minha convivência com gatos é muito recente. Fui adotado por uma gata. Ainda estou aprendendo bastante com essa nova amizade e gostando da experiência, principalmente pela boa receptividade que houve por parte dos cachorros, que não se incomodaram com a nova hóspede. A gatinha está feliz. Passa o dia comendo, se lambendo, tomando sol ou dormindo na casa que preparei para ela. Não é uma caixa de papelão, esconderijo preferido pelos gatos, mas uma caixa de transporte de plástico, toda forrada com um lençol e velhas camisetas. Um aconchego!

Mesmo sem ser necessário, sou daqueles que acham que nada substitui um bom banho, com água e shampoo. Faz bem para o pelo e a pele, além de eliminar todas as impurezas que as lambidas não retiram. Vamos voltar ao assunto.

Você tem gatos? Costuma dar banho com água e shampoo? Conte a sua experiência…

 
1.177 views

6 comments on “Banho no Gato é Necessário?

  1. Tenho uma siamesa de 7 meses. Ela dorme em minha cama e achei melhor acostuma-la no hábito do banho. Ela nunca me deu trabalho..dou banho de água morna e shampoo neutro. No final ainda a seco com secador e ela chega a dormir.

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    @Juliana, Se ela gosta de banho você é uma pessoa feliz. Aproveite a oportunidade. Principalmente dormindo na cama, o banho é aconselhável.

    Responda

  2. Tenho três gatos lindos, limpos e cheirosos. Nunca tomaram banho a não ser o que eles próprios se dão. As duas fêmeas, Diadorim e Bebel, têm parte dos pelos brancos e eles são tão brancos que acho que se eu lavasse não ficariam tão branquinhos… Moro em apartamento telado e eles nunca saem para a rua. Acho que se morasse em casa com quintal onde eles brincassem na terra, teria que dar banho…

    Responda

    Paulo Afonso Reply:

    @Jussara Razzé, os gatos da minha filha também não tomam banho. Ontem coloquei Frontline nos três.

    Responda

  3. Pingback: Gato Persa: caseiro, tranquilo e independente | Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.