Banho dos Cachorros – Algumas Dicas


Embora alguns cachorros pareçam detestar o banho, a verdade é que todos eles se sentem confortáveis e aliviados após uma boa esfrega. Minha mãe já dizia: “Comer e coçar é só começar”. Com o banho dos cachorros é a mesma coisa.

Na verdade, cachorros gostam do banho. O que eles não toleram é a água muito fria ou quente, o secador, a demora nos procedimentos, como qualquer criança. Nos dias frios a água deve ser ligeiramente aquecida. Para saber a temperatura adequada, coloque um pouco nas costas da mão. A sensação deve ser neutra, nem frio, nem calor.

Nos dias quentes o banho pode ser ao ar livre, de preferência sob o sol, lá pelas dez horas da manhã. Se estiver fazendo frio, o melhor é dar o banho dentro de casa, no box do seu banheiro. Cachorros detestam banho no tanque de roupas. Além da água ser fria, há falta de conforto, espaço pequeno, risco de acidentes. Evite sempre!

Para o banho dos cachorros

Além de usar um shampoo antipulgas de boa qualidade, sempre neutro, dê uma escovada antes do banho para retirar os pelos mortos. Isso facilita o banho dos cachorros.

Coloque algodão nos ouvidos. Qualquer água que entre no canal auditivo vai provocar otite e dor. O canal ficará vermelho, com odor desagradável e eliminando uma secreção. Neste caso, prepare-se para gastar mais de 100 reais em medicamentos, inclusive antibiótico, além da consulta ao veterinário. Melhor prevenir. Qur saber mais sobre otites? Recentemente falamos sobre este assunto.

A hora do banho dos cachorros é ideal para observar o pelo e a pele do seu animalzinho. Hora de localizar pulgas, carrapatos, piolhos e ácaros. Usando um shampoo antipulgas, deixe o produto agir por alguns minutos antes de retirar. Aplique duas vezes, de preferência.

Não lave apenas o tórax. Vá do focinho à cauda, não esquecendo as patinhas, entre os dedinhos. Se necessário, use uma escovinha de cerdas macias para lavar as patinhas.

Após o banho deixe-o sacudir-se para retirar o excesso de água. Coloque uma toalha limpa no chão (também limpo) para que ele se esfregue. Eles adoram fazer isso. Permita que ele fique no sol enquanto você o seca com outra toalha. Secadores de cabelos devem ser utilizados apenas se o dia estiver frio, sem sol. Cuidado com o calor. Não adianta cuidar da temperatura da  água e esquecer do secador. Use-o morno, a uma distância confortável. Há riscos de queimaduras muito sérias. 

Depois, nova escovação. Muitos chegam a adormecer nesta hora.

Hora do banho dos cachorros também é hora de cuidar das unhas

Hora do banho dos cachorros também é hora de cuidar das unhas

Geralmente as unhas são aparadas automaticamente no atrito com o solo, mas cachorros que vivem em apartamentos precisam que elas sejam aparadas com mais frequência.

Há aparelhos próprios para cortar as unhas e o serviço deve ser feito por quem entenda do assunto, cortando apenas as pontas para não cortar a parte viva, com sofrimento ao animal. Quem não domina a técnica nunca deve tentar fazer isso, muito menos utilizando tesouras comuns.

Fale com o veterinário. Quem sabe chegou a hora de levar o cãozinho para um banho e tosa na pet-shop?

 
1.697 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.