Bactérias, Bacilos, Protozoários e Vírus – o que São e Como se Classificam


Micro-organismos (bactérias, bacilos, protozoários e vírus) são seres microscópicos que existem sob várias formas na natureza. Há os que nos são úteis ou inofensivos e há os que causam doenças. Por serem invisíveis e agirem de várias maneiras, podem ser extremamente perigosos. Por isso é importante manter as vacinas dos nossos bichinhos em dia. Vamos identificá-los:

MICRÓBIOS E GERMES

Todos são micro-organismos, ou seja, seres invisíveis a olho nu. Os dois termos são do século 19, quando a tecnologia disponível ainda não permitia diferenciar um micro-organismo de outro.

reino-monera-bacterias

BACTÉRIAS

Seres unicelulares que não possuem sequer um núcleo separado por membrana. Depois dos vírus, são as criaturas mais simples que existem, medindo entre 0,5 e cinco milésimos de milímetro. Foram a primeira forma de vida a surgir na Terra, há 3 bilhões de anos.

BACILOS

Esse é o nome dado às bactérias em forma de bastão. As esféricas são chamadas de cocos e as curvas, de vibriões. Os bacilos ficaram mais famosos por causarem doenças como a tuberculose – cujo agente, Mycobacterium tuberculosis, é mais conhecido como Bacilo de Koch. Recentemente, o Bacillus anthracis (foto), que transmite a letal infecção antraz, ganhou notoriedade como arma bacteriológica na mão de terroristas. Mesmo assim, a grande maioria dos bacilos, como dos outros tipos de bactéria, não é nociva.

PROTOZOÁRIOS

São unicelulares como as bactérias, mas possuem (assim como as células de plantas e animais) organelas, que ajudam a processar nutrientes e gerar energia, como minúsculos pulmões, estômagos e outros órgãos). Existem protozoários visíveis, de até 2 milímetros. Outros são mil vezes menores. O maior assassino entre micro-organismos é um protozoário: o Plasmodium falciparum. Ele causa a malária, que mata 2 milhões de pessoas por ano.

VÍRUS

Dez mil vezes menores que as bactérias, eles não passam de material genético com uma capa de proteína. Alguns cientistas nem os consideram seres vivos, porque não têm metabolismo próprio: usam as células dos organismos que invadem para se reproduzir.

Embora não sejam considerados seres vivos, são os que mais nos afetam. Qualquer doença não identificada é tratada como virose, ou seja, NÃO é tratada. Apenas os seus sintomas são atenuados com analgésicos.

DENGUE, CHICUNGUNGA e ZICA são doenças transmitidas por vírus. Conhecemos as suas consequências, inclusive a MICROCEFALIA, causada pelo ZICA.

Este artigo foi baseado em um post publicado por Rogério Leite no Facebook. Rogério é editor do site Apolo 11. A ele, nossos agradecimentos.

“Como sou um zero à esquerda em biologia e precisei responder algumas perguntas do meu filho Apolo – sobre o que são germes e se eles falam – obtive e melhorei um resumo básico sobre os microorganismos e que pode ser útil a outras pessoas.

Ah sim, só pra confirmar, os germes não falam!”

 
655 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.