Aranhas Mais Perigosas do Brasil – Aranha-Marrom – Viúva Negra – Armadeira


Vamos conhecer as aranhas mais perigosas encontradas no Brasil. Se você for picado por uma aranha, procure socorro médico imediato. Todas as aranhas são venenosas e algumas espécies podem causar necrose do tecido e até levar à morte. Muitos médicos tratam erradamente a ferida com antibiótico por desconhecer o que causou o ferimento. A soroterapia é o tratamento recomendado em caso de picada de aranha venenosa. Existe soro antiaracnídeo (ou antiaracnídico) para seres humanos e para animais domésticos, que também correm os mesmos riscos ao serem picados. No caso dos animais picados por aranha ou qualquer animal peçonhento, o socorro médico-veterinário é necessário e urgente.

A aranha-marrom é comum no sul do Brasil, havendo muitos casos de picadas no Paraná, que está na liderança. Há grande incidência em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Alguns registros começam a aparecer no Rio de Janeiro.

Biólogo Cláudio Machado com Ana Maria Braga

O biólogo Cláudio Machado, do Instituto Vital Brazil, foi entrevistado por Ana Maria Braga em seu programa diário pela Rede Globo. Além de alertar sobre o que acontece quando somos picados pela aranha-marrom, Cláudio mostrou outras aranhas bastante perigosas para seres humanos e animais domésticos. Assista agora.

Conheça as três aranhas mais perigosas do Brasil

As três aranhas mais perigosas

Três espécies das aranhas mais perigosas conhecidas no mundo estão no Brasil: Aranha-marrom, Viúva Negra e Armadeira. A Armadeira vive principalmente nas bananeiras e vegetais de folhas largas. O veneno da Armadeira é menos tóxico que o veneno da Aranha-marrom (a mais venenosa). A Viúva Negra tem a picada mais dolorida.

Em caso de picada é preciso procurar atendimento médico com urgência para receber o soro antiaracnídico. Lave o local com água e sabão e deixe o veneno fluir. O veneno é necrosante e isolar a área com garrote ou cortar o tecido só vai complicar a situação.

O soro produzido no Instituto Vital Brazil é entregue ao Ministério da Saúde, que o distribui em polos de atendimento em todo o Brasil. O tratamento é gratuito na rede de polos. Procure o polo mais perto de você se precisar de atendimento.

Veja a lista dos polos de atendimento, na página do Instituto Vital Brazil.

Em Araruama, onde vivo, o atendimento é feito no Hospital Municipal Prefeito Armando Silva Carvalho, no distrito de São Vicente.

Locais de atendimento na Região dos Lagos:

Polos de atendimento

Os Postos de Saúde costumam ter ambulâncias para encaminhar o paciente ao polo de atendimento, caso este não consiga se descocar por conta própria.

Aranha-marrom

A ilustração exibida no programa Mais Você, da Rede Globo, mostra a evolução de um ferimento por picada da aranha-marrom.

 
902 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.