Aranha-marrom é Bastante Venenosa


Se você vive no Paraná, deve estar bem familiarizado com a Aranha-marrom. O Paraná é o estado brasileiro onde há maior incidência deste tipo venenoso de aranha. Em Minas Gerais, onde a Aranha-marrom só era vista na área rural, já há relatos de casos nas cidades, inclusive em Belo Horizonte. No Rio de Janeiro e em outras regiões do Brasil predomina a aranha Nephilengys Cruentata, que prefere as partes externas das construções, perto de lâmpadas e telhados, para armar a sua teia.

aranha-marrom

A Aranha-marrom, conhecida em Portugal como Aranha-violino, é perigosa pelo seu veneno e por viver escondida. Dentro de casa pode ser encontrada atrás de quadros, dentro de sapatos e no meio das roupas. Uma vez fui vestir um calção de banho que estava pendurado em um gancho, na parede do banheiro. Ao pegar o calção, que era branco, lá estava a aranha. Fico pensando no que poderia ter acontecido se o calção fosse de cor escura.

Reconhecer a Aranha-marrom é um pouco complicado, pelo seu tamanho. Não há como contar os pares de olhos para ver se a espécie tem 3 ou 4 pares. Quem vai encontrar pelos em suas patas? Como dizia o saudoso Bussunda: “Fala sério!”

Evitando a Aranha-marrom

Se há lagartixas em sua casa, fique satisfeito. Lagartixas são seus principais predadores. Como a Aranha-marrom é pequena, medindo no máximo 4 cm de envergadura, a lagartixa consegue destruí-la com facilidade.

Afaste camas, poltronas e sofás das paredes. Não deixe lençóis encostando no chão.

Mantenha os cômodos da casa sempre limpos, sem acumular caixas vazias, que elas adoram usar como abrigo. No banheiro, use água sanitária no chão e paredes. Limpe embaixo da pia.

O que fazer se for picado pela Aranha-marrom

A picada da Aranha-marrom é discreta, indolor, quase não deixando marcas. Não se anime. Após 12 horas o local começa a inchar e ficar vermelho. Dependendo da quantidade de veneno, a urina fica mais escura e começa o quadro febril. Se não for feito um tratamento médico o tecido vai necrosar, os rins começam a falhar e até levar o paciente ao óbito.

O local deve ser lavado com água e sabão. Nada mais deve ser feito, a não ser procurar socorro médico com urgência, de preferência levando a aranha viva ou morta.

Fontes:

Agradeço ao meu sobrinho Raphael, que mudou-se para a Austrália, pela linda foto que tirou e me enviou. Trata-se de uma aranha de grande porte, o que descarta ser a nossa conhecida Aranha-marrom, mas que possibilitou pesquisar o assunto. A aranha estava na janela do seu quarto. Alguém a identifica?

Meu sobrinho acredita que seja uma HUNTSMAN, que significa CAÇADOR.

aranha da Austrália - Foto de Raphael Teixeira aranha na Austrália

 
481 views

One comment on “Aranha-marrom é Bastante Venenosa

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.