Animais Também Sentem Frio, Calor, Dor, Alegria, Tristeza, Medo, Amor


O inverno vai começar e nunca é demais lembrar que os animais também sentem frio. Há quem pense que sensações como frio, calor, dor, alegria, tristeza, medo, amor, desconfiança, lealdade, são exclusivas da espécie humana. Quem pensa assim, geralmente, são as mesmas pessoas que acreditam que os animais existem para servir ao homem e que somos a obra perfeita da Criação, imagem e semelhança de Deus. Todo o universo foi criado por nossa causa e somos os únicos donos desta imensidão cósmica. Quanta pretensão!

Para estes, só para começar, recomendo a leitura de “Pálido ponto azul“, de Carl Sagan. Muitas páginas? Talvez um vídeo ajude na compreensão da nossa insignificância perante a Criação. Tudo que vemos ao olhar para o céu são algumas estrelas, cerca de 10 mil no máximo, pertencentes a um pequeno trecho da nossa galáxia, a Via Láctea. Existem bilhões de sóis na Via Láctea e outros tantos bilhões de galáxias. Somos poeira microscópica.

“A Terra é um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica. Somos um grão de areia suspenso em um raio de sol.” –  Carl Sagan 

Bob e sua casa - animais também sentem frio

Animais também sentem frio e dor

Voltando ao assunto, com a chegada do inverno nossos bichinhos sofrem com o frio, principalmente aqueles que vivem nas ruas ou abandonados em quintais. Sim, há cães abandonados em quintais. Seus tutores estão dentro de casa, em ambiente acolhedor, mas mantêm seus “bichinhos de estimação” fora de casa, sem ter ao menos uma casinha de madeira que lhes sirva de abrigo contra chuva, vento e frio. Neste ambiente hostil, enfrentam as baixas temperaturas do inverno, sofrem com a chuva, que quase sempre chega acompanhada pelo vento gelado do inverno.

Meus cachorros dormem comigo, na minha cama, debaixo das cobertas e, se necessário, usam roupinhas de frio. Têm as mesmas sensações e desejos que eu. Os gatos dividem o mesmo ambiente e, felizmente, a convivência entre eles é pacífica. Estamos no mesmo planeta, na mesma nave chamada Terra, vagando pelo espaço. A única coisa que nos une é o amor. O que deixaremos depois da nossa partida será o nosso exemplo, lembranças do que fomos. As próximas gerações nem saberão nossos nomes nem o que fizemos. Só nos resta fazer a nossa parte e ter uma vida da qual não tenhamos do que nos arrepender, se tivermos chance.

 
124 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.