Animais carnívoros, herbívoros e onívoros


Os animais podem ser classificados em carnívoros, herbívoros e onívoros, que se alimentam tanto de carne quanto de vegetais. Fazendo analogia com os motores dos automóveis, os animais onívoros seriam como os carros Flex, que utilizam mais de um tipo de combustível.

Desde cedo aprendemos que a combinação de combustível, oxigênio e calor pode proporcionar vida ou destruição, dependendo de como cada um desses elementos for utilizado. Seu uso controlado pode acionar motores, permitindo o funcionamento de automóveis, por exemplo, ou, quando fora de controle, causar grandes incêndios e destruição.

O alimento é o combustível do nosso corpo. Todos os seres vivos precisam do alimento para sobreviver. As plantas, de um modo geral, retiram o alimento do solo, através das raízes. Os animais, dentre eles nós, seres humanos, nos alimentamos de vegetais ou de outros animais.

Aprendemos que a respiração tem importância vital neste processo. O oxigênio vai interagir com o alimento (combustível) e produzir a energia necessária para a vida. Daí a importância de cuidar do ar que respiramos, não fumar, manter os pulmões em prefeito funcionamento, fazendo exercícios, principalmente caminhadas ao ar livre.

Você saberia dizer quais animais são carnívoros, herbívoros e onívoros? Pouca gente acertaria todas as questões de um teste a respeito. Vejamos alguns exemplos:

Animais carnívoros, herbívoros e onívoros

O site Toda Matéria dá alguns exemplos de animais carnívoros, herbívoros e onívoros, além de mostrar as características desses animais. Excelente fonte de estudo. Recomendamos aos nossos leitores.

Animais carnívoros, herbívoros e onívoros

Cachorro, gato, lobo, raposa, foca, morsa, leão, hiena, falcão, gavião, coruja, tubarão, baleia, golfinhos, tigre, guepardo, leopardo, onça, lince, crocodilo, jacaré, urso, jaguatirica, ariranha, lontra, quati, cangambá, marsupiais, polvo, lula, estrela do mar, água viva, gaivota, pinguim, pelicano, cegonha, garça, jiboia, sucuri, tartaruga-marinha, sapo, rã, aranha e escorpião” são classificados como animais carnívoros.

Abelha, anta, borboleta, boi, vaca, antílope, ovelha, rinoceronte, hipopótamo, girafa, canguru, zebra, veado, elefante, gorila, cavalo, cabra, búfalo, urso panda, camelo, coelho, porco-da-índia, alguns morcegos, dentre outros,” são animais herbívoros.

Urso, morcego, lobo-guará, suricata, jabuti, girino, porco, porco-espinho, sagui, quati, raposa, gambá, chimpanzé, corvo, gaivota, ema, avestruz, pega, gralha, guaxinim, texugo, rato, esquilo.” são animais onívoros. Galinhas e patos também são aves onívoras.

O ser humano é considerado onívoro, pois temos uma dieta bem variada, inclusive fazendo uso de produtos industrializados que causam mais danos do que benefícios ao nosso corpo. Pelas características do nosso organismo, nosso sistema digestivo é mais similar ao dos animais herbívoros. O estômago apresenta PH baixo e o intestino é longo. Além disso nossa dentição apresenta dentes molares, o que não acontece com animais carnívoros. Quem sabe um dia consigamos abolir os animais da nossa alimentação. E que isso ajude a reduzir nossa agressividade e vejamos os animais como nossos irmãos, não como seres que estão ao nosso dispor para nos servir.

 

 

 
859 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.