Alimentação Levanta Defunto Para Cães e Gatos


Levanta defunto não é um termo muito simpático. Pensei até em não utilizar. Mas não encontrei outra expressão mais apropriada.

Uma frase atribuída a Hipócrates, o Pai da Medicina, é bastante objetiva:

“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.

Entre remédios e alimentos, sempre preferi os alimentos naturais.

Quem se alimenta corretamente, dificilmente ficará doente. Se um dia vier a adoecer, a alimentação adequada poderá restabelecer rapidamente a saúde na maioria dos casos. Isso vale para todos, humanos e não humanos.

Qual é a alimentação “Levanta Defunto”?

Já tive muitos bichinhos que morreram de velhice. Aos poucos foram deixando de comer, permaneciam muito tempo deitados e foram perdendo as forças. Quase no fim da vida não se levantavam mais, nem para comer ou para fazer as necessidades biológicas. Até que um dia… falência total dos órgãos… e apagavam.

alimentação levanta defunto

Nick, um cachorro que retiramos das ruas há treze anos, além de estar quase cego e com um tumor na boca, começou a ficar na caminha mais tempo do que o normal. Além disso, ele que sempre foi comilão, parou de se alimentar. Não tinha mais o apetite que sempre foi sua característica.

Não fiquei passivo, embora tivesse poucas esperanças de salvá-lo. Mas, pensei, vamos tentar.

Comprei uma latinha de RECOVERY, ração em lata da ROYAL CANIN, importada, que custa bem caro para o padrão do consumidor brasileiro. Uma latinha de 195 gramas custa quase 30 reais e dura dois dias no máximo. Resolvi fazer uma tentativa, já que ele não queria se alimentar. Então, optei por encher uma seringa de 5 ml (sem a agulha, claro) e ir despejando vagarosamente na sua boca, pelas laterais, dando tempo para ele saborear e engolir. Enchia umas 10 seringas, cerca de 50 ml, e dava pela manhã e à tarde. Ele gostou do sabor. Se alimentava com prazer. Entre as duas refeições colocava na seringa a ração em lata comum, diluída em um pouquinho de água, além de água de coco natural, Vitamina C, e os medicamentos para cães idosos receitados pelo veterinário. Aos poucos, Nick foi se recuperando. Em uma semana já estava com o velho apetite furioso, pedindo a carne moída com arroz que costumo fazer.

Alimentação Especial Levanta Defunto

alimentação levanta defunto

Agora parece um cachorro jovem, comendo bem, latindo bastante, correndo atrás dos gatos (mesmo estando quase cego). O tumor da boca, pode ser impressão minha, mas parece ter diminuído de tamanho.

Tomara que seja verdade.

Fica o conselho:

Quando tudo parecer perdido, não desista. Cumpra a sua missão, o seu dever.

Embora muitas vezes nos sintamos perdidos e abandonados, não estamos sozinhos e a ajuda sempre vem de acordo com o que fazemos e merecemos. Insista. Não desista nunca!

Never Give Up!

 

 
54 views

One comment on “Alimentação Levanta Defunto Para Cães e Gatos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.