Alimentação Balanceada Para Cães de Todas as Idades


Há uma preocupação geral com a alimentação dos cães que vivem em nossas casas, tratados como verdadeiros filhos. Ao contrário de antigamente, restos de comida não são mais oferecidos pelos tutores conscientes, que procuram uma alimentação balanceada para garantir uma vida saudável e duradoura ao seu amigo fiel.

A ração seca é indicada pela maioria dos veterinários por ser nutricionalmente balanceada, trazendo o benefício da longevidade ao cão, além de ser prática, sem necessidade de preparo diário.

Alimentação balanceada: a idade do cão determina a escolha correta da ração

Alimentação balanceada

Além de ser Super Premium, a ração deve ser adequada à idade do cão. O filhotinho precisa de um tipo de ração, o adulto de outro e o idoso de mais outro. Quando nasce, o cãozinho precisa do leite, mas não leite de vaca. Se a cadelinha faltar, há um leite em pó especial para o cãozinho. Isso acontece quando a mãe tem  grandes ninhadas ou quando a mãe morre prematuramente. Durante 30 dias o alimento deve ser apenas o leite, dado em mamadeira se for o caso.

Após 30 dias a alimentação deve mudar para a papinha de desmame pois a ração seca é muito dura para os dentes ainda frágeis do animal. A papinha deve estar levemente morna, na temperatura que seria dada a um bebê. Mudar diretamente para a ração seca pode fazer com que o cão passe a se alimentar mal, justamente na fase em que ele mais precisa de uma alimentação balanceada.

A ração para filhotes será o próximo estágio da alimentação balanceada, iniciada aos 50 dias de vida. Deve ser oferecida até completar 12 meses, no caso de raças pequenas. Raças grandes e gigantes devem fazer uso da ração para filhotes até os 18 meses, isso porque levam mais tempo para atingir o tamanho da raça quando adultos. A ração preparada para filhotes fornece mais energia ao cãozinho, nesta fase da vida tão importante.

Qual a diferença entre a ração para filhotes e para adultos

Os filhotes consomem muita energia para a formação dos ossos, músculos e órgãos internos. O gasto de energia é muito grande. A ração específica para filhotes supre as necessidades.

A ração para cães adultos deve ser oferecida após os 12 ou 18 meses até os sete anos, quando o cão precisa de uma alimentação balanceada. Após sete anos os cães são considerados idosos e precisam de uma alimentação especial. Na idade senil há um declínio na atividade física, perda óssea e muscular, além de todos os problemas decorrentes da idade avançada. Uma alimentação adequada procura garantir uma qualidade de vida ao nosso velhinho. O médico veterinário deve acompanhar de perto essa fase delicada, que não podemos evitar.

 
515 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.