Adenovirose tipo 2 (doenças respiratórias)


Enquanto que a adenovirose tipo 1 causa a hepatite infecciosa, a adenovirose tipo 2 ataca o sistema respiratório dos cães.

As vacinas V8 e V10 protegem o animal contra estas doenças.

É sempre importante lembrar a importância da vacinação anual. Uma leitora pergunta se animais com mais de sete anos já adquiriram imunidade e não precisam mais serem vacinados. No caso da hepatite infecciosa canina isso até poderia ser verdade, mas sempre é recomendada a vacinação anual pois a vacina protege contra 7 doenças, não apenas a hepatite.

adenovirose tipo 2

Tratamento da adenovirose tipo 2

O tratamento para a adenovirose tipo 2 consiste em controlar as complicações que podem ocorrer e esperar que o tempo faça a sua parte. Se necessário poderão ser usados antibióticos, lembrando sempre que cabe ao veterinário decidir qual a melhor forma de tratamento.

Antes da vacinação anual costumo vermifugar os animais. Além da V10 os animais recebem a vacina antirrábica. Mensalmente é necessário protegê-los contra o verme do coração. Utilizava o Cardomec Plus. Atualmente utilizo o Milbemax.

Quem se propõe a cuidar de um animalzinho, seja cão, gato ou de qualquer outra espécie, deve star ciente que isto requer muita responsabilidade. Animais não são brinquedinhos que usamos quando temos vontade. Eles são seres vivos com necessidades e sentimentos e, para completar, totalmente incapazes de se cuidar satisfatoriamente sem a nossa ajuda. Façamos a nossa parte e, em troca, receberemos demonstrações de reconhecimento, amor e afeto que nenhum outro ser poderia dar.

 
870 views

One comment on “Adenovirose tipo 2 (doenças respiratórias)

  1. Pingback: Guia prático de vacinação de cães e gatos - Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.