Abacate é Fatal para Calopsitas


Quem tem calopsitas já deve ter ouvido falar que é terminantemente proibido dar abacate para elas. É um alimento fatal, que pode levar o animal à morte em pouquíssimo tempo.

Além do abacate, o que mais é proibido?

Os vegetais claros também fazem mal a estas aves. Segundo o site Clube das Calopsitas, também são alimentos proibidos, além do abacate,  as folhas de batata, tomate e feijão, sementes e caroços em geral (principalmente os de maçã, damasco, cereja, pera, ameixa, pêssego). Cafeína, chocolate, sal e gordura, nem precisa falar.

Calopsita pode morrer se comer abacate

Por que se adota uma calopsita?

Na maioria das vezes a criança pede um animalzinho de estimação aos pais e estes, pensando em dar algo prático, que não dará muito trabalho, oferecem uma calopsita. Não sabem que calopsitas são como cachorros de asas. Comportam-se como tal, gostam de carinho, fazem festa, participam, não dormem na hora em que os passarinhos costumam dormir e querem participar da vida da família. Vivem até 20 anos e requerem tantos cuidados quantos cães e gatos. Como vivem soltos, o ambiente precisa ser protegido por telas.

Pânico noturno

Calopsitas são aves que podem ter pânico noturno. Se estiverem presas podem se bater nas grades da gaiola e quebrar as asas. Geralmente saem voando desordenadamente pelo quarto, se batendo nas paredes. Se isto acontecer, acenda imediatamente a luz e recolha a ave, que possivelmente estará no chão. Coloque-a no colo e faça carinho. É disso que ela precisa neste momento, tal qual uma criança que acorda com pesadelos.

Minha filha tem duas calopsitas em seu apartamento. Todas as janelas são protegidas por telas e até a porta da varanda tem porta extra de tela. Mesmo assim, uma delas já saiu voando, sendo recuperada após uma semana, tendo sido espalhados cartazes pelas ruas do bairro  e oferecida recompensa.  Até a Rádio Globo participou da campanha para encontrar Penélope. Deu trabalho, mas a boa recompensa a trouxe de volta.

A Calopsita deve se alimentar de rações especialmente preparadas para elas, à base de alpiste, arroz cateto, painço amarelo, painço branco, painço verde, painço vermelho, aveia descascada, girassol comum e girassol rajado. O girassol deve ser dado em pequena quantidade.

O importante é deixar sempre água fresca à disposição. Muita gente esquece que animais também sentem sede, principalmente no verão.

 
6.192 views

6 comments on “Abacate é Fatal para Calopsitas

  1. Pingback: Dicas sobre calopsitas - Você precisa saber - Tudo Sobre Bichinhos

  2. Estou super triste em saber a história sobre abacate, acabei perdendo todas as minhas calopsitas. Perdi 5 de uma só vez, servi abacate para elas. Triste em descobrir o motivo das mortes.

    Responda

    Paulo Afonso Reply:

    @André Rezende, que tristeza, André. Que pena. Muitas vezes a gente faz as coisas na melhor das intenções e acontece isso.

    Responda

    DG Marques Reply:

    Acabei de perde o meu mas n foi por causa do abacate de um dia pro outro ela fico engasgada ai demoro uns 30 MT e ela morreu

    Responda

  3. Tenho 5 calopsitas e são criadas soltas dentro de casa. Já tiveram dois ataques de terror noturno. Acendi as luzes e elas me estranharam. As peguei no colo, falei que era a mamãe, fiz bastante carinho, conversei e quando percebi que já estavam calmas, apaguei as luzes. O local não fica totalmente escuro. Elas tem veterinário, comida adequada, água fresca e abundante. Amo esses pássaros.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.