A Difícil Missão de Cuidar dos Animais


Cuidar dos animais é a missão escolhida por muitos humanos. É uma missão difícil e cara para quem se entrega com amor e dedicação.

Em pequena escala, sou uma dessas pessoas. Comecei com cachorros. Todos foram adotados, recolhidos das ruas. Apenas um, o primeiro, foi comprado. Gucci, um poodle de tamanho médio, foi o presente escolhido por minha filha mais velha ao completar 15 anos. Gucci foi o ponto de partida para uma vida compartilhada com nossos irmãos de outras espécies. Com ele aprendi como é conviver com cachorros e tratar de suas necessidades e doenças. Aprendi o que é o amor desinteressado. Aprendi a respeitar limites e aceitar as diferenças. Aprendi a importância de servir ao próximo, qualquer que seja a espécie e raça, e que todos somos um, andarilhos cósmicos, passageiros desta nave chamada Terra.

Lili, ao lado do computador

Divido a casa com dois cachorros, Nick e Mel, e seis gatos. Ah, os gatos… como não lembrar deles? Se você esquecer, eles se encarregam de lembrá-lo. Lili está ao lado do Notebook, acompanhando meu trabalho. Faz isso sempre.

A difícil missão de cuidar dos animais

Xandoca é uma gatinha persa, que mora comigo e vive nas ruas. Como prender um gato em casa? Já tentei e não consegui. Resultado: castração ou gravidez. Ia castrá-la em dezembro, após desmamar Lili e Leléu, que nasceram aqui. Uma cirurgia de urgência para a retirada de um tumor da boca do Nick consumiu as economias (R$ 834,00) e a castração de Xandoca foi adiada. Assim, mais três gatinhos passaram a viver aqui. Felizmente cães e gatos convivem em completa harmonia.

Para não esquecer, anotei as minhas obrigações para um futuro próximo. Espero cumprir com todas.

Cachorros

  • Vermifugar Nick e Mel
  • Prevenir contra pulgas e carrapatos
  • Vacinar V10 e Raiva
  • Operar novamente o Nick pois o tumor voltou

Gatos

  • Vermifugar todos os seis (2ª dose)
  • Prevenir contra pulgas
  • Vacinar três filhotes em 16/05 – 1ªdose
  • Vacinar três filhotes em 16/06 – 2ª dose e raiva
  • Castrar Lili e Leléu, nascidos em 11 de setembro. Já estão com  8 meses. É necessário castrar? Leia aqui…
  • Castrar Xandoca após o desmame da atual ninhada.
  • Castrar os três filhotes em setembro, quando completam seis meses de vida.

A respeito do tumor que apareceu na boca do Nick:

Nick - Um tumor em sua boca

Ameloblastoma Acantomatoso é um tumor invasivo que não faz metásteses, mas volta a crescer. Como o Nick tem mais de 10 anos, tendo passado em dezembro por uma cirurgia para a retirada do mesmo tumor, que não está incomodando, vamos observar e acompanhar a progressão do mesmo.

A difícil missão de cuidar dos animais

Há muita gente que ama os animais e, por algum motivo, não pode se dedicar a eles, seja por falta de tempo, pouco espaço em casa, viagens constantes, doenças em família, falta de recursos financeiros e tantos outros obstáculos que a vida impõe. Neste caso, ajude a quem já ajuda. A SUIPA faz um trabalho belíssimo e precisa de colaboradores para continuar a dar uma vida melhor, dentro de suas limitações, aos bichinhos abandonados. Na SUIPA eles recebem alimentos e acompanhamento médico-veterinário, independente da espécie a que pertencem. Recentemente uma tartaruga, que já estava desenganada, passou por uma cirurgia complicada para a retirada de ovos petrificados. Está sendo assistida pelos veterinários da instituição e se recupera bem.

 
389 views

One comment on “A Difícil Missão de Cuidar dos Animais

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.