A Cenoura na Dieta dos Cães e Gatos


Dizem que cães e gatos não têm paladar apurado; comem qualquer coisa quando estão com fome. O olfato e a visão, estes sim, são os sentidos mais desenvolvidos. Engana-se quem pensa assim. Se os animais gostassem de ração, ou se não dessem importância ao sabor do alimento, não seria necessário criar rações com alta palatabilidade. Na falta de outro alimento, comem a ração. Se pudessem escolher… certamente escolheriam arroz, carne e cenoura na dieta diária.

Muita gente costuma misturar algum alimento feito em casa à ração. Arroz com peito de frango ou carne moída são boas opções. Os bichinhos ficam bem alimentados e não desacostumam por completo da ração seca. Outra opção é misturar uma latinha de ração em lata, a ração úmida, com a ração seca.

carne e cenoura na dieta dos cães e gatos

Quando o cachorro enjoa de alguma dessas fórmulas mágicas, é hora de alternar. Um sugestão é a tradicional carne moída com arroz parboilizado, rica em vitaminas que são perdidas no arroz comum. No arroz parboilizado, as vitaminas presentes na casca são incorporadas ao grão.

Para um quilo de carne moída, uma xícara de arroz é suficiente. O pulo do gato: inclua a cenoura na dieta diária. Rale quatro cenouras e acrescente na panela. Cozinhe tudo junto: carne, arroz e cenoura ralada.

Além de bonito, fica uma delícia. Como tempero, algumas folhas de alfavaca e um pouco de sal grosso (muito pouco).

A cenoura é rica em vitamina A, que melhora a visão e o pelo dos bichinhos, e vitamina E, antioxidante. Contém sais minerais, como fósforo, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, excelentes para os sistemas nervoso e digestivo. O principal: os bichinhos adoram. Quando cruas, podem substituir os tradicionais ossinhos de couro.

Preparei um vídeo e coloquei-o no YouTube. Mostro como preparar uma deliciosa e nutritiva refeição, que os cachorros adoram. Arroz parboilizado, cenoura e peito de frango desfiado são os ingredientes. Fácil de fazer. Se desejar, misture com um pouco de ração seca na hora de servir.

Atenção:

Vou repetir o que já disse em outro artigo, sobre moela de frango:

“É importante não se empolgar e servir grandes quantidades de alimento. Respeite o tamanho do seu animalzinho. Uma dieta composta de metade ração e metade comida caseira pode até trazer sua cota de benefícios aos cães, mas é preciso saber muito bem que alimentos adicionar à ração e em que quantidade ou corre-se o risco de desequilibrar seriamente a fórmula da ração e acabar prejudicando o pet. Antes de decidir sobre alimentação, converse com o veterinário.”

 
4.487 views

3 comments on “A Cenoura na Dieta dos Cães e Gatos

  1. Pingback: Carne com vegetais para cães e gatos - Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.