7 Dicas para Emagrecer Cães Obesos


Há alguns anos castrei meus dois cães, um macho e uma fêmea. O macho, da raça Pinscher, passou a ganhar peso acima do que era esperado. Como emagrecer cães obesos? Esta passou a ser a minha principal preocupação.

O primeiro passo foi entender por que Nick engordava e Mel continuava esbelta.  Percebi que Nick gosta de comer. Sente prazer nisso. Talvez por ter vivido nas ruas depois de abandonado pelos antigos donos, a disputa por alimentos com cães maiores, fome e sede constantes, tudo isso tenha deixado marcas difíceis de apagar.

Nick, dicas para emagrecer cães obesos

Meus cachorros fazem três refeições por dia. Costumava preparar o alimento usando carne moída, arroz e cenoura, além de oferecer a ração seca Super Premium e também ração úmida. Muita variedade, além dos eventuais petiscos. A Mel se satisfaz com pouca comida e sempre deixa um restinho no pratinho. O Nick, ao contrário, limpa seu prato e as sobras deixadas pela Mel. Além disso, sempre esconde ração para comer nos intervalos das refeições. Em resumo: Nick é um comilão. Mesmo morando em casa com quintal, suas atividades físicas não são suficientes para queimar tantas calorias. Quando começou a ter dificuldade para respirar, percebi que era preciso mudar a alimentação. Sua respiração não era silenciosa, mostrando que já estava havendo dificuldade para inflar os pulmões. Bolsões de gordura eram visíveis no tórax.

Consultei o veterinário e fizemos um plano de emagrecimento, tal como fazem os seres humanos.

Aqui estão 7 dicas para emagrecer cães obesos:

  1. Assim como fazemos com as finanças, acompanhando o que ganhamos e como gastamos, também devemos acompanhar o que o cão obeso come. Tudo deve ser pesado e controlado.
  2. Reduzir a quantidade de alimento. Talvez seja melhor aumentar a frequência das refeições em vez de oferecer muita comida de uma só vez. Não deixar o alimento disponível durante o dia. Comer nas horas certas é fundamental.
  3. Dar apenas ração balanceada Super Premium com fórmula especial para cães obesos (obesity). Um pouco de ração úmida pode ser eventualmente misturada para não deixar o animal muito triste, mas se puder, evite. O veterinário deve dizer quanto dar de ração e com que frequência. Não dê mais aquela comida caseira saborosa e desbalanceada que costumava fazer. Vai gastar menos e deixar seu cão mais saudável.
  4. Não ofereça petiscos e bifinhos, que os cães adoram. Mesmo cães sem problemas de peso não devem comer tais guloseimas, por conterem conservantes, corantes e ingredientes que estão sendo apontados como causadores de problemas de saúde (e até morte de cães) nos Estados Unidos.
  5. Faça-o exercitar-se. Não exija muito no início, mas leve-o diariamente para uma caminhada moderada pelo quarteirão. Fará bem aos dois.
  6. Tenha uma balança ou leve-o ao veterinário regularmente para acompanhar o peso e o progresso da dieta.
  7. Anote tudo, datas, peso e quantidade de ração oferecida. Isso ajuda bastante. Estabeleça prazos e metas com o veterinário e procure acompanhar os resultados. Corrija os desvios.

Algum tempo depois, com o cão mais magro e saudável, nada de relaxar. O efeito sanfona também funciona para animais. A alimentação do seu bichinho depende de você. Fique sempre atento.

 
11.660 views

2 comments on “7 Dicas para Emagrecer Cães Obesos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.