5 Dicas para Fazer seu Cachorro Feliz


O que torna um cachorro feliz? Você já reparou que alguns cães têm a fisionomia risonha e outros parecem estar eternamente tristes?

Meus dois cachorros são extremamente felizes. Convivem com três gatos, que também experimentam as mesmas sensações de felicidade. Na vizinhança há cachorros que, embora bem alimentados e com bastante espaço para correr, mostram-se desinteressados, apáticos, indiferentes.

Como ter sempre um cachorro feliz

Nick, um cachorro feliz

Selecionei algumas práticas que costumo adotar aqui em casa. Tem dado certo, embora nem todas as pessoas, com suas múltiplas atividades, possam fazer exatamente da mesma maneira. Mas vale a pena tentar.

São hábitos de vida que valem para cães, gatos e também para as pessoas. Quando fazemos um ser feliz, também nos sentimos felizes.

1 – ATENÇÃO

Um cachorro feliz recebe atenção individual de seu tutor, que reconhece suas necessidades e desejos, conversa com ele, procura entender o que ele gostaria de dizer. Um simples olhar diz mais do que mil palavras. A cumplicidade entre cães e tutores facilita a comunicação entre ambos.

2 – SEJA UM LÍDER

Cães precisam de uma liderança. Nada diferente do que acontece na sociedade dos humanos. Se o tutor não assumir a função, algum cachorro ou outra pessoa que viva na mesma casa poderá assumir e a admiração pelo tutor será abalada. Seja o líder que seu cão precisa. Concilie situações de conflito, alimente, cuide da saúde, atenda suas necessidades básicas. Nunca use de violência e castigos físicos.

Nick, um cachorro feliz

3 – ALIMENTAÇÃO

Além da ração Super Premium, ofereça de vez em quando alguns petiscos e outros tipos de alimento, como uma cenoura, por exemplo, para que seja roída como um osso. Alguns cães adoram.

4 – BRINCADEIRAS E CARINHO

Passear com o cão duas ou três vezes por dia é fundamental, se você vive em apartamento. Morando em casa com quintal, o passeio pode ser substituído por brincadeira com bola, esconde-esconde, etc. Cães são eternas crianças e adoram brincar. E você, não é?

Reserve um tempo para fazer carinho. Beijos e afagos fazem muito bem para ambos.

5 – PROTEÇÃO 

Não basta alimentar. Tem que cuidar da saúde, manter as vacinas em dia, ficar atento a possíveis sinais de doença. Alguns cães gostam de passar o dia no quintal mas, quando escurece, gostam do aconchego do lar. Se possível, divida seu espaço com eles. Um cachorro que se sinta seguro será um cachorro feliz.

Espero que estas dicas sejam úteis de alguma forma. Se você tiver outra sugestão, alguma experiência, compartilhe nos comentários.

 
1.230 views

2 comments on “5 Dicas para Fazer seu Cachorro Feliz

  1. Pingback: Cães e gatos adoram uma cama macia - Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.